Fazer terapia tem efeitos colaterais

Obs. Esse texto possui conteúdo sensível. Só leia se estiver preparado.

Eu sempre fiquei pensando sobre esse assunto, mas de repente ele voltou com força total e acho honesto e prudente fazer esta revelação a vocês.

Fazer terapia tem alguns efeitos colaterais e acho importante contar isso para vocês, não com o objetivo de deixar ninguém preocupado ou até mesmo desesperançoso de iniciar este processo, mas apenas com a intenção de te preparar para isso, pois vai acontecer, eu te garanto.

1). Algum familiar vai falar que você tá muito mudado desde que começou a terapia.

Alguns familiares quando se dão conta que o familiar que faz terapia não se submete mais a algumas críticas ou manipulações ficam furiosos e atacam o processo de terapia com todas as suas forças.

Peço que você analise com carinho essa situação e avalie se trata-se de manipulação ou você se deu conta que a sua vida é sua e quem manda em você é você e não sua família?

2). Vão falar que agora você só ouve a psicóloga e não mais eles.

Acontece…. Mas a pergunta que eu faço é: Você só ouve a psicóloga ou na verdade é só ela quem te ouve?

Agora que você parou de baixar a cabeça e se deu conta que o que você tem a dizer e a pessoa que você é é incrível, talvez comece a considerar o que realmente tem valor e para quem você vai escolher dar atenção.

3). Você vai querer parar de fazer terapia quando começar a ficar dolorido.

Esse eu falo em causa própria… semana passada na terapia foi tão tenso, tão intenso, tão profundo e doeu tanto que eu pensei… “Acho que vou parar a terapia”. Procurei um milhão de motivos para parar e depois me dei conta que já fiz isso algumas vezes e que dessa vez seria muita decadência da minha parte, já que a minha psicóloga achou a raiz do problema. Agora tenho que contar para ela ir mais devagar, porque sai roxa da nossa última sessão… Não porque ela me bateu, mas porque ela achou o problema que eu não queria enxergar há anos…. (Acontece nas melhores famílias).

Ah…. se sua psicóloga (ou psicólogo) pegar pesado com você, vai para casa com raiva, vai para casa pensando…. considera, xinga mentalmente, mas dá uma chance para ela e para você!!!… Volta lá e conta o que doeu, o que incomodou, o que te irritou e porque você pensou em abandonar tudo…. Não tem idéia o quanto isso será enriquecedor para seu processo e também para você que se sentirá dez quilos mais leve.

5). Essa é a minha predileta: A terapia não tá te ajudando em nada.

Essa para mim é o soco no estômago das frases, porque trata-se de um golpe baixo daqueles que não sabem mais como argumentar e sabem que precisam desestabilizar o oponente. Sim, digo oponente, porque aqui já existem requintes de crueldade.

Querido… como você vai saber se está ou não funcionando se você nem tá lá dentro da sessão com a psicóloga e você nem sabe o que está sendo trabalhado?

6). Você tá jogando dinheiro no lixo. Paga para mim que eu te ajudo melhor que sua psicóloga.

Caro Colega de profissão que não tem CRP ativo, pare…. Pare que tá feio. Você pode ajudar com certeza, mas do lugar que te cabe.

E se você realmente quer o melhor para essa pessoa, você sabe que terapia fará muito bem para ele ou ela, já que cuidar da nossa saúde emocional e mental é algo primordial para nossa qualidade de vida.

7). Você não é maluco para fazer terapia.

Quem disse? – Brincadeiras a parte…. por que terapia ainda é relacionado com gente maluca? Tem maluco na terapia? Gente…. tem maluco no mundo e nem por isso a gente deixa de viver a vida. Então, deixe de ser uma pessoa limitada, ignorante e pequena e abra a sua mente para um tempo em que as pessoas estão sim cuidando de sua saúde mental e emocional.

Será que você tem medo da pessoa que faz terapia se dar conta que na verdade você pode ser o causador dos transtornos que afligem ela? (Coloque a mão na consciência….)

E a última que eu lembro.

8). Não vou pagar para alguém me ouvir.

Se fosse conversa de boteco, se fosse conversa de elevador, se fosse conversa de fila de banco eu pensaria a mesma coisa. Mas na terapia a escuta é qualificada e você será ouvido de lugares que você nem imaginava que poderiam ser acessados ou interpretados e talvez essa seja a sua preocupação.

E agora eu te pergunto? Você realmente quer ser ouvido? Você realmente quer aprender a dar conta das suas dores e dificuldades ou prefere continuar se queixando ao mundo, achando que a solução vai aparecer como em um passe de mágica?

Bom… consegui lembrar desses frases mas com certeza existem muitas outras.

E você? Já passou por alguma situação dessas? Me conta a sua história e como você fez para lidar com isso.

Acredite….fazendo terapia você vai passar por isso. Eu garanto!

Marilice Everton Zanato
Psicóloga – CRP. 06/80972
Fone: (11)-9-6989-0331
marilice@mezpsicologia.com.br
www.mezpsicologia.com.br


Um comentário sobre “Fazer terapia tem efeitos colaterais

  1. Se as pessoas soubessem como é sensacional se conhecer e se entender de verdade, jamais falariam essas coisas. A terapia foi um presente que o universo nos deu para curar quando é a alma que adoece.
    ❤️Terapia um gesto de amor próprio ❤️

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s