Setembro Amarelo

www.mezpsicologia.com.br (43)“Setembro Amarelo é uma campanha que fala sobre prevenção ao suicídio e o dia 10 deste mês foi escolhido para falar sobre este tema.

Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Aqui em São Paulo locais e monumentos importantes são iluminados de amarelo para lembrar da campanha.

A intenção é alertar as pessoas sobre a importância de falarmos abertamente sobre este tema que parece ser cercado de silêncio e recusa.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida – CVV e outros parceiros da área da saúde.

Nas últimas décadas, observa-se o crescimento ininterrupto dos casos de suicídio no Brasil. Os números são especialmente preocupantes entre jovens. Em um período de 28 anos, houve um aumento de 30% nos casos de suicídio, taxa maior do que a média das outras faixas etárias. A taxa cresce por uma conjunção de fatores. “A sociedade está cada vez menos solidária, o jovem não tem mais uma rede de apoio. Além disso, é desiludido em relação aos ideais que outras gerações tiveram”, afirma Neury Botega, psiquiatra da UNICAMP

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Em 2013, contabilizou 11.821 suicídios (9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino). Em taxas relativas (mortes por cem mil habitantes), o Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde abarcando o período de 2006 a 2010.

O Brasil é signatário do “Plano de Ação sobre Saúde Mental 2013-2020″ da Organização Mundial da Saúde que busca a redução da taxa de suicídio em 10% até 2020; no entanto, nos últimos dez anos, o número de suicídios no país tem aumentado, o que tem preocupado o governo”. 

Trazendo estas informações mais técnicas que eu tirei do site Wikipedia, eu tinha a intenção de falar um panorama mais técnico e abrir uma discussão sobre esse tema.

Tentarei produzir conteúdo voltado para este assunto trazendo um pouquinho de esclarecimento e reflexão.

Se você conhece alguém que precisa de ajuda, entre em contato com o CVV – https://www.setembroamarelo.org.br/prevencao/

Se eu puder ajudar de alguma maneira, meu whatsapp também está a disposição: 11-9-6989-0331.

Juntos, vamos conhecer melhor esse assunto e aprender a lidar com nossos sentimentos, emoções, nossos medos, dores e sofrimentos.

Se cuide e cuide das pessoas que você ama!

*** No momento todos os atendimentos estão sendo realizados através de videochamada ***

Marilice Everton Zanato
Psicóloga – CRP. 06/80972
Fone: (11)-9-6989-0331
marilice@mezpsicologia.com.br
www.mezpsicologia.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s