Como funciona uma constelação em grupo?

IMAGEM PARA CONSTELAÇÃO FAMILIAREsses dias eu mandei um convite para um trabalho que farei em grupo no próximo mês e algumas pessoas me perguntaram como é que funciona.

Eis que não havia me dado conta que para mim é um tanto óbvio do que se trata esse trabalho, mas para a maioria das pessoas, não é nada disso.

Então, hoje eu vou explicar como é realizado o trabalho de Constelação Familiar com pessoas.

Vou tentar explicar da maneira mais simples possível, pois me pego escrevendo em termos técnicos o que acaba dificultando o entendimento.

Vamos ao inicio:

Cliente me procura com um determinado problema que deseja resolver.

Hipoteticamente vou dar o exemplo de síndrome do pânico.

Vou conversar com o cliente, buscando entender quando os sintomas começaram, como são as crises e dados relevantes da síndrome.

Depois farei perguntas sobre o contexto familiar, no que diz respeito a passado e presente. Vou perguntar inclusive coisas relacionadas a seus pais, avós, tios, entre outras perguntas para conhecer um pouco mais sobre sua história familiar.

Farei perguntas pontuais, caso considere necessário compreender algo que eu ainda possa ter dúvidas.

Explico para o cliente o que é uma constelação familiar e também falo sobre as ordens do amor.

Peço para ele ficar atenta a qualquer sentimento, emoção, sensação, palavra, intuição, insight ou seja lá o que for que aconteça quando começarmos a movimentar os bonequinhos.

Então, começamos a constelação, quando peço para o cliente escolher e posicionar os bonecos, conforme a questão.

No exemplo que eu dei, trata-se do pânico, então o cliente coloca um boneco que represente ele e um outro em outro lugar qualquer da mesa que represente o pânico.

Com base nos posicionamentos e sentimentos despertados, por conta do acesso ao sistema familiar, fazemos os movimentos necessários, que vão surgindo por conta do que é revelado durante o processo de constelação.

Usamos as frases que tem impacto sobre o sistema e a constelação vai seguindo o caminho conforme o que é possível acessar.

Cada pessoa tem uma história familiar, e cada constelação irá mostrar o que pode ser acessado de maneira a trazer uma melhor compreensão ou consciência do que é necessário para que aquela pessoa possa sentir-se melhor ou apropriar-se de sua história.

Sempre que vou atender uma pessoa em Constelação Familiar, eu nunca sei o que ela irá me contar e sempre digo que nunca sei o que a Constelação irá nos proporcionar.

Não prometo cura, não prometo libertação, não prometo nada…

Só me comprometo com a possibilidade de uma nova consciência se apresentar e a partir disso o cliente tomar suas decisões baseadas no que ele toma como novo conhecimento e acima de tudo, as ordens do amor.

O trabalho com bonecos é indicado para pessoas que não gostar de trabalhar em grupo ou não querem ter sua questão exposta para outras pessoas.

Bom….

Com pessoas, o processo é exatamente o mesmo…

Ao invés de bonecos, o cliente escolherá pessoas que estarão no grupo para representar o que iremos constelar.

Essas pessoas não sabem nada da história do cliente e por isso mesmo, o processo é muito rico, pois elas trazem informações que somente o cliente sabia, e com base nisso, fazemos os movimentos necessários para buscar restabelecer a ordem neste sistema familiar.

Quando faço o trabalho com bonecos, eu fico responsável por saber o que os bonecos estão revelando / sentindo no lugar das pessoas, o que torna o processo um pouquinho mais complexo para mim, mas nada impossível, requer apenas que eu esteja junto com o cliente durante o processo, desprovida de pré conceitos, julgamentos e nunca ter a intenção de resolver o problema, eu estou apenas como facilitadora para levar a melhor resolução, conforme o que é necessário para aquela família ou história.

Quando o trabalho é feito em grupo, eu deixo essa responsabilidade para os participantes, mas continuo sempre atenta a tudo o que acontece.

Lembrando que uma constelação é sempre um processo único.

Ela nos leva até onde é possível conhecer ou esclarecer no momento, sendo que ela pode ser repetida depois de algum tempo, porém não costumo considerar necessário constelar o mesmo tema, e sim outras possibilidades e perspectivas que podem se apresentar depois de uma primeira constelação.

Qualquer assunto pode ser constelado.

Exemplos:

  • Relacionamento com namorado ou namorada;
  • Relacionamento com filhos;
  • Relacionamento marido e mulher;
  • Relacionamento extra-conjugal;
  • Doenças (Não substituindo outros tipos de tratamentos);
  • Dinheiro;
  • Ex namorados;
  • Aborto;
  • Problemas com drogas;
  • Histórias de passado mal resolvidas;
  • Sentimento de rancor por outras pessoas;
  • Heranças;
  • Emprego;
  • Sentimentos diversos, entre milhares de outros temas.

Lembrando que a constelação não é oráculo, então não diz respeito a futuro.

A constelação também não tem por objetivo mudar a vida de ninguém ou obrigar as pessoas a fazerem o que nós gostaríamos, o nome disso é outra coisa…. Mas ela traz um novo entendimento para que possamos nos responsabilizar e seguir novos caminhos conforme nosso entendimento.

Era um texto explicativo que acabou virando um livro, mas espero ter esclarecido um pouquinho como eu realizo este trabalho.

Qualquer dúvida, me avise, que eu responderei o quanto antes.

Até o nosso grupo no dia 05/05!

Assinatura - Marilice Everton Zanato - Psicóloga Clinica Organizacional e facilitadora em constelação familiar individual com bonecos www.mezpsicologia.com.br

Outros textos relacionados:
O que é Constelação Familiar?
Constelação Familiar – Qual a diferença entre constelação com pessoas e constelação com bonecos? Ela também funciona?
Uma questão sobre Constelação Familiar – Ela não é Oráculo
O que não é Constelação Familiar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s