Constelação Familiar – Buscando uma nova recolocação profissional

04 - BONECO DE BISCUIT - MARILICE EVERTON ZANATO - CONSTELAÇÃO FAMILIAR COM BONECOSEste texto faz parte de uma série de textos que irá explicar um pouco como uma Constelação Familiar Individual é realizada.

Cliente procura constelação para lidar com dificuldades relacionadas à esfera profissional.

Refere estar com dificuldade para conseguir uma recolocação profissional e veio buscar na constelação um melhor entendimento sobre o que pode estar influenciando.

Solicito ao cliente que me conte sobre sua trajetória profissional.

Depois de compreender um pouco mais a sua história, iniciamos a constelação familiar individual com bonecos.

Peço para ele escolher um boneco para representar ele e outro boneco para representar a última empresa em que ele trabalhou.

A própria escolha dos bonecos já traz informações sobre como será o movimento da constelação.

O sistema demonstra que existe um problema entre o cliente e a empresa anterior, porém com uma inversão de papéis. Ele teve problemas com um ex gestor, com o qual carregava ressentimentos até os dias atuais.

Fazemos alguns movimentos e algumas frases são empregadas neste processo de maneira que ele reconheça que a empresa não lhe fez nada.

Colocamos cada um deles em seus devidos lugares, de maneira a também colocar a empresa no lugar dela.

Para ampliar a perspectiva deste movimento, peço que ele escolha outros bonecos para representar as empresas anteriores, de maneira a colocarmos toda a vida profissional dele e reverenciarmos cada uma das histórias, cada uma das experiências, cada um destes lugares que em maior ou menor grau lhe trouxeram conhecimento, sabedoria, dinheiro e experiência e o profissional que hoje ele é, existe por conta de toda essa trajetória.

No final, reequilibramos a sua história profissional de maneira que ele pudesse reconhecer também o seu lugar como colaborador em cada uma dessas empresas, deixando de lado ressentimentos ou cobranças em relação ao que ele considerava que havia feito a mais e as empresas de menos  a ele.

Depois, coloquei um novo boneco para ele informar o que sentia. Referiu sentir uma atração em relação ao novo boneco, porém com um pouquinho de receio. Algumas novas frases foram empregadas e informei que o novo boneco significava a possibilidade de uma nova oportunidade profissional.

Encerramos a constelação.

Obs: Lembrando que a Constelação Familiar não tem intenção de curar ou “livrar” ninguém de seus problemas ou questões, ela tem por objetivo trazer a luz ao problema, e permitir que o constelado pense a respeito e tome as decisões que melhor lhe convirem a partir deste processo.

Assinatura - Marilice Everton Zanato - Psicóloga Clinica Organizacional e facilitadora em constelação familiar individual com bonecos www.mezpsicologia.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s